AÇÕES ESTRATÉGICAS
Sistema de Avaliação Externa dos Estudantes
A avaliação externa dos estudantes desencadeia um processo de análise pedagógica dos resultados junto à Secretaria, gestores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino, com a finalidade de subsidiar o planejamento de materiais pedagógicos e das formações docentes em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais de 2022 a 2024, considerando a recuperação da aprendizagem de conteúdos necessários à continuidade dos estudos dos estudantes avaliados.
Por meio da aplicação dos instrumentos de avaliação e da análise dos resultados coletados é possível aferir o que os estudantes sabem e o que precisam aprender, tendo em vista a matriz de referência curricular da Rede. Essa matriz, constituída por um conjunto de descritores de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, para cada momento da implementação das tecnologias educacionais norteia a construção dos itens que irão compor os instrumentos de avaliação. Tais descritores expressam os saberes significativos que esperamos terem sido dominados pelos estudantes e que se traduzem por ações e operações mentais realizadas por eles.
Por seu caráter externo, a avaliação diagnóstica não substitui a avaliação do professor. Espera-se, no entanto, que seja “indutora” de mudanças na prática pedagógica do professor e dos gestores escolares uma vez que tornará possível avaliar semestralmente o alcance das metas de aprendizagem.