top of page

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

 Elaboração de plano de formação continuada em Língua Portuguesa 

A Tecnologia Educacional Formação Docente em Língua Portuguesa tem como objetivo fortalecer a formação continuada deste componente curricular no município, de modo que o processo se alicerce em elementos da prática docente e em trocas que possibilitem diálogo com os principais atores da comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para melhores resultados no processo de ensino e de aprendizagem.

 Formação docente em Matemática nos anos iniciais 

A Tecnologia Educacional Formação Docente em Matemática será implementada com os professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Barcarena, estimulando e instrumentalizando a rede para a melhoria da qualidade do ensino de modo a obter melhores resultados de aprendizagem dos estudantes, por meio de uma política de Formação Continuada em Matemática que envolva os educadores de todas as instâncias, de forma sistêmica, em uma perspectiva colaborativa de formação.

Para esta tecnologia, ocorrerá a formação continuada dos professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino, auxiliando na renovação de repertório de materiais e estratégias diversificadas, com foco no aprendizado dos estudantes.

 

As tecnologias educacionais de formação docente em Língua Portuguesa e formação docente em Matemática têm como público alvo: Formadores municipais, Professores e Coordenadores Pedagógicos e serão implementadas com oficinas presenciais ou remotas, síncronas e assíncronas e coordenadas por um especialista da área do IQE.

 

O processo formativo se viabiliza por meio de:

  • disponibilização de horas de leitura, estudo, análise e elaboração de atividades dos Passaportes Didáticos, nos períodos intermediários de cada formação.

  • acesso a materiais para os vários segmentos envolvidos no programa (formadores, professores, orientadores pedagógicos), especialmente preparados para essa finalidade. Os fascículos formativos (Passaportes Didáticos) atendem às necessidades didáticas do educador, promovendo experiências positivas de ensino-aprendizagem com melhorias na linguagem, clareza, objetividade, seleção de conteúdos teóricos bem estruturados, transposição didáticas e gestão do tempo escolar;

  • acompanhamento e assistência aos educadores realizada por um formador/especialista preparado para o desenvolvimento da formação continuada em serviço - tanto de forma coletiva, quanto individual,

    • em oficinas presenciais, na seguinte formatação: oficinas mensais, estudo e análise de materiais estruturados;

    • em plantões pedagógicos, em sala de aula, e outros espaços escolares devidamente agendados e permitidos pelo professor;

    • por meio de reuniões pedagógicas na escola em que atuam os educadores.

 Gestão do acompanhamento das aprendizagens 

A tecnologia educacional de gestão do acompanhamento das aprendizagens tem como objetivo apoiar na implementação de ações para acompanhamento das aprendizagens dos(as) estudantes que apresentam distorções idade-ano ou outras necessidades durante o processo de aprendizagem visando melhoria do ensino da rede.

 

Os especialistas em Gestão Escolar do IQE conduzem os momentos de formação com o público-alvo dos gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares visando à unidade da ação educativa. O processo formativo é guiado pelo modelo de investigação apreciativa – metodologia focada na análise positiva dos desafios vivenciados pela escola, ressaltando os potenciais dos atores que já integram a comunidade educativa.

 

A equipe de gestores é conduzida por um caminho de reflexão-ação que desenvolve competências de gestão voltadas à melhoria de resultados em três eixos fundamentais da escola: Gestão dos Tempos e Fluxos, Gestão das Aprendizagens e Gestão da Comunidade Educativa. Essas questões referem-se à concepção de aprendizagem, de ensino, de avaliação, de administração da heterogeneidade dos níveis de aprendizagem, da organização dos contextos de aprendizagem.

 

Dentre outros objetivos, as formações habilitarão os gestores para:

a) ampliar suas referências teórico–conceituais para análise político–educacional;

b) melhor fundamentar suas ações e decisões na elaboração do projeto educativo da escola;

c) apropriar-se de conceitos psicológicos, antropológicos e sociais e mobilizá-los para compreender os processos de aprendizagem;

d) compreender o espaço escolar como ambiente de construções coletivas alicerçadas em práticas reflexivas;

e) reconhecer estratégias para diferentes situações de trabalho coletivo;

f) refletir sobre avaliação no âmbito do currículo e das políticas públicas de avaliação do sistema educacional.

Realização

logo-balsas.png

© COPYRIGHT 2022 - INSTITUTO QUALIDADE NO ENSINO
Todos os direitos reservados, proibida venda ou cessão dos materiais a terceiros, que não integrem as escolas do programa. Proibida qualquer alteração de conteúdo nos materiais.

Imagens da homepage: ©Freepik e ©Unsplash

Logotipo RGB - positivo – Itau Social.png
IQE_new-brand_web.png

Parceria técnica

bottom of page